Furacão Ida atinge Ilha da Juventude em Cuba e deve chegar aos EUA no domingo
O furacão Ida atingiu Cuba nesta sexta-feira e se encaminhava para chegar aos Estados Unidos no fim de semana ao longo da costa da Louisiana, fazendo com que moradores de Nova Orleans e trabalhadores de plataformas de petróleo abandonassem seus locais, ao mesmo tempo em que o presidente Joe Biden emitiu uma declaração federal de emergência.
Ida estava com ventos máximos sustentados de 120km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, que previu que a tempestade se intensificará ainda mais antes de chegar à costa norte-americana como um grande furacão no sudeste da Louisiana, no domingo.
Os meteorologistas disseram que Ida provavelmente atingirá os EUA como uma tempestade de categoria 3 na escala de cinco etapas Saffir-Simpson, com ventos sustentados de pelo menos 178km/h e chuvas fortes.
Também foram previstas quedas de energia generalizadas e inundações devido ao aumento das ondas do oceano.
Autoridades da cidade de Nova Orleans determinaram a retirada de moradores em áreas perto do sistema de diques da cidade, com alertas de retirada voluntária para o restante da localidade.
O governador da Louisiana, John Bel Edwards, declarou estado de emergência na quinta-feira, e nesta sexta-feira Biden emitiu uma declaração de emergência federal a pedido de Edwards. Isso autorizou o Departamento de Segurança Interna dos EUA e a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema) a coordenar os esforços de socorro em desastres no Estado.
"Infelizmente, a previsão é que a Louisiana receba um impacto direto e forte da tempestade tropical Ida, agravada por nossa quarta onda de Covid-19. Este é um momento incrivelmente desafiador para nosso Estado", escreveu Edwards no Twitter.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários