Louisiana lança operações de resgate e número de mortes por furacão Ida deve subir
Quase todo o Estado norte-americano da Louisiana ficou sem energia elétrica nesta segunda-feira depois que um dos furacões mais poderosos a atingir a região derrubou linhas de transmissão, encheu ruas de destroços e inundou comunidades do sul de Nova Orleans.
Ao menos uma pessoa morreu na Louisiana, e mais mortes são esperadas, disse o governador John Bel Edwards à mídia, enquanto o Ida ruma ao norte como uma tempestade tropical.
Praticamente ninguém no Estado tem eletricidade, e muitos sistemas de distribuição de água tampouco estão funcionando, segundo o governador. O serviço telefônico de emergências estava indisponível em Nova Orleans, que se localiza a 160 quilômetros do local onde o Ida chegou à terra firma na condição de furacão de categoria 4.
A empresa de energia elétrica Entergy disse que os clientes das áreas mais duramente atingidas podem sofrer blecautes durante semanas.
A mudança climática está alimentando eventos mortais e desastrosos em todo o globo, inclusive furacões mais fortes e mais danosos.
"Por favor, permaneçam abrigados onde estão", alertou o Serviço Médico de Emergência de Nova Orleans aos moradores no Twitter. "Embora possam ficar tentados a sair para explorar, as condições ainda são muito perigosas".
O presidente Joe Biden declarou um grande desastre no Estado, liberando assistência federal para intensificar os esforços de recuperação.
A Agência Federal de Administração de Emergências (Fema) enviou 3.600 funcionários e 3,4 milhões de refeições à área devastada pela tempestade, disse a Casa Branca em um comunicado.
O Ida regrediu para uma tempestade tropical sobre o sudoeste do Mississippi na manhã desta segunda, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), mas se prevê que continuará desencadeando fortes chuvas que "provavelmente resultarão em (inundações) com risco de morte".
O Ida, o primeiro grande furacão a se abater sobre os Estados Unidos este ano, chegou ao continente perto do meio-dia de domingo como uma tempestade de categoria 4 feroz sobre Port Fourchon, um pólo do setor petrolífero do Golfo, com ventos contínuos de até 240 km/h.
A chegada ocorreu exatamente 16 anos depois do furacão Katrina, uma das tempestades mais catastróficas e mortais da história do país, e cerca de um ano após o último furacão de categoria 4, o Laura, atingir a Louisiana.
O Ida chegou no momento em que a Louisiana sofre com uma ressurgência de infecções de Covid-19 que sobrecarrega o sistema de saúde estadual: estima-se que 2.450 pacientes de Covid-19 estão hospitalizados em todo o Estado, muitos em unidades de tratamento intensivo.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários