Época de florada do pêssego proporciona belas paisagens
Publicada em 29/08/2021 às 10:08
Apesar de ser conhecida como a Terra da Uva, Jundiaí tem uma agricultura diversificada, com produção de frutas como goiaba, mexerica, nectarina, tangerina, entre outras, assim como a de variedades diferentes de pêssego. Para a espécie Regalo, o momento é de florada, o que proporciona belas paisagens nos campos de plantação.
Na propriedade do produtor Wagner Bardi, os 60 pessegueiros estão floridos e o momento é de poda para garantir frutos mais fortes na colheita que deve acontecer em dezembro. “No momento, os pés estão todos floridos e reduzimos os galhos para frutos mais bonitos e graúdos. Após a florada, já vem a fruta, depois são mais 60, 70 dias para a colheita. A geada deste ano acabou por ajudar a produção, pois aconteceu antes da época da florada e do fruto”, explica o agricultor.
Árvore com galhos finos de onde saem pequenas flores com duas tonalidades de rosa. A árvore é um pessegueiro
Florada do pessegueiro oferece bela paisagem
Para garantir mais qualidade às produções, Bardi utilizou, recentemente, os serviços do programa “Fertilidade do Solo”, oferecido gratuitamente aos agricultores pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e avalia a importância do suporte técnico. “O apoio oferecido pelo Agronegócio (UGAAT) é muito importante para nós. Recebi a análise há poucos dias e o resultado apontou que é preciso fazer o reforço de matéria orgânica no solo, o que iremos providenciar após a colheita.”, afirmou Bardi.
O “Fertilidade do Solo” é um programa gratuito que oferece a análise do solo, com indicação de correções quando necessário. A análise avalia não somente a questão físico-química, que é a composição dos nutrientes, quanto a parte física da terra. “Para o produtor participar é simples, orientamos como deve ser feita a coleta do solo, agendamos um horário e recebemos a amostra para ser enviada para a análise. No site da Prefeitura há um link que apresenta o ‘passo a passo’ da coleta de solo”, explica a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.
Árvore com galhos finos, com pequenas flores com duas tonalidades. Mão de homem segura alicate preto e laranja e faz a poda da árvore, que é um pessegueiro.
Pode é necessária para garantir fruto mais forte na colheita
“A florada dos pessegueiros embeleza ainda mais as propriedades rurais onde há a produção da fruta, lembrando que a UGAAT oferece diversos serviços e suporte técnico que estão a disposição do nosso agricultor” de acordo com o gestor Eduardo Alvarez.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários