Em ação contra o mosquito Aedes aegypti, equipes da VISAM vistoriam imóveis
Publicada em 11/01/2023 às 08:00
Mais de 4,8 mil imóveis do Município recebem até o início de fevereiro vistoria das equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). A partir da ação é feito o levantamento de densidade larvária, com o objetivo de identificar os principais tipos de criadouros do Mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Desde segunda-feira (9), estamos atuando em oito áreas, visitando as casas para essa primeira amostragem anual que mede a infestação do mosquito, aponta e permite a classificação dos tipos de criadouros, além de indicar os riscos de casos e surtos das arboviroses. A partir da avaliação de densidade larvária, chegamos aos Índices de Breteau (IB), de Infestação Predial e de recipientes por áreas/bairros da cidade, os quais norteiam as atividades preventivas”, explica a bióloga da VISAM, Gabriela Ballarin Leandro.
Todos os tipos de criadouros são classificados
Um dos primeiros bairros a receber as equipes foi a Vila Rami. Nos quintais, vasos de plantas e quaisquer objetos que podem acumular água foram rigorosamente analisados. A população também recebeu orientações sobre os criadouros potenciais, locais em que podem estar depositados ovos do Aedes aegypti e que, em contato com a água, podem eclodir e liberar larvas do mosquito.
“Com as temperaturas elevadas e as chuvas, os cuidados devem ser redobrados. De 3 a 4 dias, as larvas se transformam em pupa e depois de 4 dias em mosquito adulto, pronto para se alimentar de sangue. Na ação, também reiteramos a importância de a população ser proativa e atuar para prevenir o problema. É fundamental cuidar dos quintais e dos ambientes internos, eliminando os criadouros”, enfatiza a biomédica do órgão, Ana Lúcia de Castro Silva.
Moradores da Vila Rami, os aposentados João Carlos Villa e Benedito Nercio ressaltaram a importância da vistoria. “Eu sempre abro o portão e faço questão que entrem. Sei o quanto é importante tomarmos todos os cuidados”, comentou Villa. “Eu nunca tive dengue, mas temo. Também sempre fico atento”, emendou o vizinho.
Durante a visita, os cuidados para evitar as arboviroses são relembrados. Sr. Nercio ressaltou a importância de abrir o portão para a vistoria
O Município registrou em 2022, até o dia 21 de dezembro, 860 casos de dengue, sendo 638 autóctones e 222 importados; 5 casos de chikungunya importados; e nenhum caso de zika. A VISAM aguarda resultados de exames para fechar o balanço do ano.
As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental percorrem os bairros, com identificação e acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida pode ser sanada nos telefones (11) 4589- 6350 ou 4589-6340.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários