Prefeitura concede o primeiro selo do SIM-Jundiaí a uma queijaria
Publicada em 23/01/2023 às 08:00
A queijaria A Queijaria Capril Capriolez – Fazenda Bonifácio, localizada na avenida Antônio Pincinato, junto da Serra do Japi, foi a primeira propriedade rural com criação de cabras e gado leiteiro a receber o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM-Jundiaí). O SIM é o órgão responsável pela fiscalização das empresas de alimentos de origem animal como carne, leite, mel, pescado, ovos e seus respectivos derivados fabricados nos limites de Jundiaí.
A produtora e proprietária Celia Storani Bíscaro, que é neta do imigrante italiano Benedito Storani, conta que também precisou se adaptar às regras para a legalização. “Para nós, foi uma grande vitória e uma enorme conquista, fruto de um duro trabalho que já dura anos, dia após dia”, relata de maneira emocionada. “Agora contamos com um veterinário responsável técnico para acompanhar toda a produção bem de perto. Trabalhar regularmente é um sonho que estamos realizando e traz a garantia de qualidade e segurança ao consumidor”, completa.
Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, o SIM foi criado especialmente para apoiar os estabelecimentos de pequeno porte que não conseguiam se regularizar devido a sua pequena produção. “Esperamos que essa seja a primeira de muitas queijarias certificadas de Jundiaí, pois essa aquisição agrega muito no turismo rural jundiaiense”, relata.
Celia assina o certificado para oficializar o recebimento do SIM-Jundiaí
A fazenda conta hoje com 110 cabras e 85 vacas e produz queijos provenientes do leite de ambas as espécies e de várias qualidades como o frescal, meia cura, queijo colonial, parmesão, doce de leite e outros. A responsável pela criação é Luisa Storani Bíscaro, filha de Célia. “Todas as etapas do processo são realizadas aqui e temos toda a família envolvida na produção”, conta.
Ser pequeno não é sinal de falta de qualidade, como declara a médica veterinária Sílvia Santaella, responsável pelo SIM Jundiaí. “As pequenas empresas também podem produzir alimentos de qualidade e com segurança. Precisamos ter um olhar especial para os produtores locais, porque eles podem contribuir com alimentos bons, genuínos e culturalmente relacionados com a nossa região”.
De acordo com as informações fornecidas pelo Serviço de Inspeção de Jundiaí, todos os produtos de origem animal comercializados no Município devem apresentar um dos selos de fiscalização: federal, estadual ou municipal. Qualquer produtor interessado em registrar seu estabelecimento no SIM Jundiaí ou necessitar orientações para iniciar sua produção, pode entrar em contato com o Departamento de Agronegócio pelo telefone 4589-8581.
Emoção toma conta da família após o recebimento do certificado
Assessoria de Imprensa
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários