Empresas abertas em Jundiaí aumentam 37% durante pandemia
Publicada em 30/10/2021 às 09:11
A pandemia do coronavírus não impediu que Jundiaí continuasse a crescer e se desenvolver economicamente. Dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças mostram que, de 20 de março de 2020 a 13 de outubro de 2021, foram abertas 4.944 empresas na cidade. Na comparação com um período semelhante e anterior (de 20 de março 2018 a 13 de outubro de 2019), o aumento é de 37% (o cálculo não leva em conta a modalidade Microempreendedor Individual).
“A despeito de todos os problemas causados pela pandemia, e eles não foram pequenos, Jundiaí continuou a crescer e se desenvolver, o que prova nossa vocação para o empreendedorismo”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado. “Cada empresa instalada aqui tem de ser valorizada, porque representa mais oportunidades, negócios e empregos para nossa cidade.”
Quando se recorta o crescimento por área, o maior aumento proporcional é observado na indústria, com 67% a mais no período de 20 de março de 2020 a 13 de outubro de 2021, passando de 34 para 57. No Comércio e nos Serviços também houve aumento considerável no mesmo período: 44% e 35%, respectivamente (veja todos os dados no quadro abaixo).
Entre as atividades de empresas mais cadastradas em Jundiaí desde o início da pandemia estão os serviços digitais como “digitação”, “promoção de vendas” e “instrução e treinamento gerencial”.
MEI
No período de pandemia os Microempreendedores Individuais também cresceram em Jundiaí: entre 20 de março de 2020 a 13 de outubro de 2021, na comparação com mesmo período entre 2018 e 2019, o aumento foi de 59%, de 3.496 para 5.567. Nessa modalidade, “digitação” e “promoção de vendas” também estão no topo das atividades mais registradas, ao lado de “transporte municipal de cargas”.
Moradora do Jardim Ermida, a Elaine Pereira Santana resolveu abrir sua MEI este ano. Ela atua como consultora financeira e particular, além de ter um emprego com carteira assinada. “Trabalho em minha MEI à noite e aos finais de semana”, conta. “Meu foco, hoje, não é o lucro, mas ter clientes que cresçam e contratem meus serviços mais tarde. Pretendo abrir, no futuro, um escritório de contabilidade.”
Segundo Elaine, a procura por consultores financeiros cresceu bastante durante a pandemia. “Foi o que me levou a abrir minha MEI”, declara. “Muita gente que era CLT e deixou o emprego abriu sua empresa, está buscando uma oportunidade com negócio próprio, mas muitos não sabem nem por onde começar.”
Poder público
Para o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o poder público tem que desburocratizar os processos de abertura de empresas para acelerar a instalação de novos negócios na cidade. “Avançamos muito com a implantação do Balcão do Empreendedor digital na cidade, mas, agora, estamos fazendo a integração com o Via Rápida do governo estadual, para integrar as análises dos Bombeiros e da Cetesb. Isso agiliza a vida do empreendedor. E estamos investindo no programa Jundiaí Empreendedora, para fomentar o ambiente econômico da cidade e atrair mais empresas e empregos.”
O Jundiaí Empreendedora também tem seu próprio portal, uma plataforma para fomentar a geração de emprego e renda no município, incentivar o empreendedorismo, atrair mais investimentos para Jundiaí e aproximar a população, as empresas e o poder público. “Temos um espaço dedicado apenas para a divulgação de vagas de emprego, com uma rotatividade enorme e diária”, observa o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes. “Um grande desafio é justamente preencher todas essas vagas e qualificar cada vez mais o cidadão para o que as empresas precisam.”
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários