Nova UBS Vila Maringá tem testagem e orientação sobre a COVID-19
Publicada em 26/09/2020 às 13:18
Os munícipes atendidos na Nova UBS Vila Maringá puderam na manhã deste sábado (26), das 8h às 13h, realizar testes rápidos e o teste RT-PCR para detectar a COVID-19, em mais uma ação de conscientização determinada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí.
Cento e setenta e nove pessoas foram à Unidade Básica de Saúde do bairro, passaram pela triagem e receberam folhetos explicativos para se prevenir da doença e saber como devem proceder se apresentarem sintomas (febre, perda de olfato e paladar e dificuldade para respirar). O teste rápido foi feito por 175 munícipes; outros quatro realizaram o RT-PCR. Quinze testes deram positivo.
Munícipe passa por teste RT-PCR na Nova UBS Vila Maringá
Testes RT-PCR foram feitos na Nova UBS Vila Maringá
A autônoma Rita de Cássia Correa fez o teste da COVID-19 pela segunda vez, preocupada com a mãe, que teve a doença e precisou ficar seis dias internada num hospital particular de Jundiaí. Rita foi diagnosticada com o Novo Coronavírus e orientada como terá que proceder daqui para frente.
“Meu primeiro teste deu negativo, mas como minha mãe ficou doente eu resolvi vir à UBS. Muita gente ainda pensa que a pandemia acabou, o que não é verdade. Pessoas parecem que estão de férias e se preocupam mais em ir à praia, deixando de lado o isolamento social e os hábitos de higiene necessários para evitar a COVID-19”, revelou a autônoma, cujo irmão também foi infectado, ficou duas semanas em casa e teve um infarto em decorrência da doença.
“É importante este tipo de ação da Prefeitura para conscientizar os munícipes e tentar evitar que o número de casos da doença aumente”, emendou Rita.
Moradores da Vila Maringá passaram por triagem logo na chegada à UBS
Moradores da Vila Maringá passaram por triagem logo na chegada à UBS
Andreia Pinto de Souza, diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, destacou que a ação deste sábado é mais uma iniciativa de educação em saúde. “Nossos agentes percorreram as ruas do bairro e foram às casas das pessoas entregar folhetos a homens, mulheres, crianças e idosos, além de orientá-los quanto às medidas necessárias para prevenir a COVID-19, como o uso correto da máscara, a higiene constante das mãos, que devem ser limpas com álcool em gel ou água e sabão, e a manutenção do distanciamento social. Ainda estamos enfrentando a pandemia do Novo Coronavírus e não podemos relaxar nos cuidados”, disse Andreia.
A diretora lembrou que ações como esta já foram realizadas no Jardim Novo Horizonte, Jardim São Camilo e Centro. “O RT-PCR foi feito em indivíduos sintomáticos; o teste rápido, em todos que vieram à UBS. Estamos definindo as datas das próximas ações, que ocorrerão nos bairros Morada das Vinhas e Jardim do Lago”, completou Andreia Pinto de Souza.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários