Matérias sobre transplante no JN têm a ver com dono da Globo
Médico que liderou a equipe de cirurgia que operou Roberto Irineu Marinho apareceu no telejornal
O Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro. Todos os anos, neste dia, o Ministério da Saúde lança nova campanha de conscientização sobre a importância de ser um doador e avisar a família de sua vontade. O tema em 2020 é “Doe órgãos. A vida precisa continuar”.
De acordo com o governo, de janeiro a julho deste ano foram realizados 9.952 transplantes de órgãos e tecidos no Brasil. Uma das pessoas que receberam a oportunidade de viver mais e com qualidade é Roberto Irineu Marinho, presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo, do qual a TV Globo e a GloboNews fazem parte.
Em 23 de março, o filho mais velho do jornalista Roberto Marinho (1904-2003), fundador das emissoras líderes em audiência na TV aberta e entre os canais pagos, se submeteu a um transplante de fígado. “Eu tinha uma cirrose hepática não alcoólica devido à gordura depositada no fígado e também ao estresse acumulado durante alguns anos”, explicou em nota à imprensa.
“Decidi fazer o transplante com os médicos brasileiros inscritos no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que administra a doação e a alocação de órgãos neste estado. Fiquei na fila por quatro semanas esperando que meu índice MELD (no Brasil se transplanta usando-se o critério de gravidade) subisse para me tornar o próximo candidato”, relatou o empresário, de 72 anos. MELD é um sistema de pontuação que determina o grau de urgência de transplante hepático.
O chefe do clã Marinho foi operado no Hospital Sírio Libanês pela equipe de transplantes de fígado do Hospital das Clínicas de SP, liderada pelo Prof. Dr. Luiz Carneiro de Albuquerque. O médico apareceu em matérias sobre transplantes exibidas ao longo da semana no Jornal Nacional.
As reportagens ressaltaram o valor da decisão de ser doador e a importância de a família autorizar a retirada dos órgãos em tempo hábil. Alguns transplantados e parentes de doadores deram depoimentos que comoveram os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos.
No sábado (26), matéria da repórter Janaina Lepri revelou que 68% das famílias consultadas autorizam a retirada de órgãos de parentes. “Se nós deixarmos a nossa vontade explícita, todos vão respeitar o que nós desejamos”, explicou Dr. Luiz Carneiro.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 46 mil pessoas aguardavam um órgão no País até o mês de julho. As restrições impostas pela pandemia de covid-19 impactaram o número de doações e cirurgias. Nos primeiros seis meses do ano, foram realizados 5.875 procedimentos a menos do que no mesmo período de 2019. As doações tiveram queda de 8,4%.
As informações divulgadas no ‘JN’ — telejornal mais visto e repercutido da televisão brasileira — poderão ajudar a reverter esses índices preocupantes. O esclarecimento a respeito da dinâmica dos transplantes é fundamental a quem tem dúvida sobre se declarar doador. Com imensurável poder de influência, a mídia precisa fazer sua parte para que cada vez mais vidas sejam salvas a partir do gesto empático da doação.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários