Pandemia potencializa risco de morte em pessoas cardíacas
Quarenta por cento dos óbitos ocorridos pela Covid-19 estão relacionados às doenças cardiovasculares
Há 20 anos, foi instituído, em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração. A data tem o propósito de conscientizar a população sobre a importância da atenção às doenças cardiovasculares, para que haja melhora na prevenção e diminuição do número de casos graves. Neste 2020 tão atípico para a saúde global, a contaminação pelo novo coronavírus tem apresentado quadros mais graves em pessoas com comorbidades. Por isso, a data tem um apelo maior quanto à importância da detecção precoce desses males, já que quase metade das vítimas fatais da Covid-19 estava acometida por alguma enfermidade cardíaca.
Dentre os problemas cardiovasculares, um dos mais comuns é a Fibrilação Arterial (FA), doença crônica que, se não controlada e tratada, pode desencadear um Acidente Vascular Cerebral (AVC) incapacitante. Isso aumenta drasticamente os riscos de vida e causa sérios danos e sequelas nos pacientes.
A FA está diretamente ligada à parte superior do coração, chamada de átrio, cavidade que recebe o sangue venoso. Em um órgão saudável, as quatro câmaras existentes, que são o átrio direito, o esquerdo, ventrículo direito e o esquerdo, batem em um padrão rítmico e constante. Quando o coração está acometido pela FA, o bombeamento de sangue torna-se fraco e se acumula nos átrios. Quando isso acontece, um coágulo pode formar-se nessas cavidades, aumentando o risco de derrame.
Além disso, quando partes desse coágulo soltam-se e entram na corrente sanguínea por meio das artérias, o fragmento pode ser grande o suficiente para interromper o fluxo daquele vaso, causando assim a embolia. Em decorrência disso, parte do cérebro ficará sem oxigênio presente no sangue, fazendo com que as células nervosas parem de funcionar, ocasionando um AVC.
Apesar de a doença muitas vezes ser assintomática, algumas pessoas podem perceber mudanças que servem como indícios de possíveis problemas cardíacos. Exemplos: batimentos cardíacos rápidos e irregulares, tonturas, dores no peito e palpitações. "É importante salientar que a detecção da FA seguida do tratamento adequado pode reduzir o risco de AVC em até 68%" ressalta Diego Hernandez, gerente de produtos da MedLevensohn. Uma alternativa eficaz de prevenção é o AFIB, monitor de pressão arterial capaz de identificar a fibrilação atrial antes que o quadro se agrave.
Mortes por doenças cardiovasculares em 2020
Segundo indicador da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares causaram a morte de 300.245 pessoas entre o dia primeiro de janeiro e 28 de setembro de 2020. São mais de 1.100 óbitos por dia, cerca de 46 por hora ou um a cada 1,5 minutos (90 segundos).
Essas enfermidades causam o dobro de mortes do que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais do que todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais do que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS. A SBC estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros terão morrido por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes, segundo a entidade, poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários