Metrópoles estrangeiras ampliam passeios durante pandemia
Buenos Aires, Barcelona e Londres estão entre as referências em extensão de calçadas com cones, pinturas e balizadores
Buenos Aires, Milão, Barcelona, Londres e outras metrópoles investiram em extensões de calçada como aliadas para conter a disseminação do novo coronavírus. Com cones, balizadores e pinturas na via, transformaram vagas de estacionamento e pistas de veículos em espaços para pedestres, para garantir o distanciamento social.
Esse tipo de intervenção segue o chamado "urbanismo tático", que vê a aplicação de projetos de forma rápida, barata e reversível, sem a necessidade de obra. Dessa forma, permite adaptações durante a experiência e dá embasamento para mudanças estruturais a médio prazo.
Londres, por exemplo, restringiu a circulação de veículos em vias, ampliou ciclovias e alargou as calçadas em mais de 60 pontos. Na capital argentina, por sua vez, uma medida anunciada em maio se voltou a cerca de cem ruas, que se tornaram total ou parcialmente restritas para pedestres. Em alguns locais, como no subúrbio de Boston, chegou-se até a indicar que os deslocamentos sigam o sentido dos carros, sendo inversos em cada lado da via, para facilitar o distanciamento.
"Há uma tendência das cidades perceberem esse desequilíbrio da distribuição de calçadas, resolvendo de forma rápida, tática. A emergência desse momento não exige fazer todas as etapas (de estudos)", comenta Leticia Sabino, diretora da organização Sampapé.
Embora tenha atraído outras capitais sul-americanas, esse tipo de intervenção teve pouca difusão no Brasil. Uma das exceções é Curitiba, que aplicou no entorno do Mercado Municipal um sistema de circulação de pedestres e ciclistas como forma de controle ao coronavírus.
Na capital paulista, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) planeja a extensão de calçadas em ao menos quatro pontos de grande circulação: a Ladeira Porto Geral e a Rua Boa Vista, na região da 25 de Março, o Viaduto Pedroso, na Bela Vista, a Rua Oriente, no Brás, todos na zona central, e a Avenida Kumaki Aoki, no Jardim Helena, zona leste. Anteriores à pandemia, os programas Áreas Calmas e Travessia Segura também incluem intervenções.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários