Escola Inovadora: Equipe se une e revitaliza espaços em Emeb do Parque Centenário
Publicada em 25/11/2020 às 15:47
Promover descobertas, incentivar a criatividade, propor desafios e novas aprendizagens, tudo junto à natureza. Com esse objetivo, a equipe da Emeb Professora Patrícia Pires, no Parque Centenário, revitalizou espaços da escola. A iniciativa do grupo, que atuou mesmo com a pandemia, observando as medidas sanitárias, vai ao encontro do Escola Inovadora, programa da administração municipal baseado em três eixos principais: a melhoria na qualidade do ensino dos alunos, a modernização da ambiência e da infraestrutura escolares, e os investimentos na formação dos educadores.
Tudo começou no início do ano. Por meio de uma parceria com o Instituto Mangalô, colaboradores da empresa Magalu, a comunidade e a equipe escolar participaram de uma ação social. Com o prédio todo pintado, foi a vez de planejar novos ambientes. “Queríamos estimular a escola a entregar novos ambientes para a comunidade, espaços integrados com a natureza, de motivação, pensar no ‘desemparedamento’ da criança”, conta a diretora da unidade, Ana Lúcia Perboni Kalmar.
O Jardim de Experiências promove novas aprendizagens, além do contato com a natureza
“Iniciamos um processo de formações com os professores porque não se tratava apenas de inserir brinquedos nos ambientes. O intuito era criar espaço de interação das crianças com a natureza, proporcionando aprendizagem significativa. A ideia era até envolver os alunos e os pais na iniciativa, mas devido a pandemia não foi possível. Adequamos e seguimos em frente, com o comprometimento da equipe. Estamos satisfeitas com os resultados e o retorno da comunidade”, acrescenta a coordenadora pedagógica Fabiana Ringo Pedroso.
Nesta primeira etapa, está pronto um espaço para brincar, além do “Jardim de Experiências”, onde é possível atuar com a terra, as flores, a água, estimular a parte sensorial, imaginar e se encantar. Logo, a equipe também inicia a construção do espaço de desafio, onde será possível até escalar.
“Mesmo durante a pandemia, as escolas estão trabalhando, respeitando os regramentos sanitários, e mudando conceitos. Estão se integrando aos objetivos do Escola Inovadora, que reforça o diálogo com a criança, valoriza os elementos da natureza e o reuso dos materiais na construção da aprendizagem, e ainda rompe com as paredes e leva a sala de aula para os mais diversos ambientes. Também com a implantação do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância (CIEMPI), que pensa a infância a partir dos seus ambientes, dos contextos investigativos, estamos oportunizando formações para equipes, que estão empenhadas, deixando tudo pronto para a volta dos meninos e meninas. Tudo alinhado com o que será o novo normal”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Atualmente, a Emeb Professora Patrícia Pires tem cerca de 200 alunos de Educação Infantil (4 e 5 anos) matriculados.
A criança terá a disposição vários elementos para estimular a parte sensorial
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários