Seminário UNIDAS: 65,3% dos colaboradores em home office estão trabalhando mais e em horários mais irregulares
São Paulo, agosto de 2020 - Os desafios de promover a saúde no ambiente de trabalho durante a pandemia foi tema de palestra deste primeiro dia do 11º Seminário UNIDAS - Atenção Integral à Saúde. O tema foi debatido pelo palestrante internacional, Wolf Kirsten, que é cofundador e codiretor do Centro Global para Locais de Trabalho Saudáveis, presidente da International Health Consulting e atua na área há 25 anos, falar sobre a importância de promover a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
Segundo ele, 65,3% dos colaboradores em home office estão trabalhando mais e em horários mais irregulares. Mais de 50% relataram dores no pescoço, ombros e costas, além de problemas para dormir, fadiga e dor de cabeça. 84,2% declararam que não havia avaliação de saúde ou segurança em suas estações de trabalho em casa.
Para Wolf, este é o maior desafio das empresas durante esse período: cuidar da saúde mental de seus colaboradores. De acordo com ele, a saúde mental, que já era algo muito importante no ambiente de trabalho, ficou ainda mais evidente com a chegada da pandemia. E ele reforça que a questão não é o home office, mas sim o trabalho em casa sem preparo e sem estrutura, tanto que aqueles que conseguem se adaptar bem ao sistema, costumam ser mais produtivos.
"Nós temos um novo mundo do trabalho. Empresas de tecnologia como Google, Twitter e Facebook já anunciaram que terão mais funcionários trabalhando remotamente ou até em modelo home office para sempre. Nós sabemos que algumas pessoas precisam manter o trabalho presencial por conta da natureza e necessidades de sua profissão, no entanto, com a pandemia, o trabalho à distância já é uma tendência global e não será uma realidade somente das empresas de tecnologia", explicou.
O especialista trouxe uma sugestão de boas práticas que as empresas podem aplicar para garantir a saúde dos funcionários e sua manutenção no trabalho remoto como a ergonomia e a importância de oferecer equipamentos adequados, como mesa, cadeira e direcionamentos para utilização correta desses equipamentos, além de lembretes e incentivos para a realização de alongamentos e exercícios físicos.
"O papel do gerenciamento também é muito importante. É necessário criar limites claros entre a vida pessoal e a profissional e equilibrar essas duas áreas da vida. Se não há limite, é difícil para que o funcionário consiga resistir a tudo isso, é preciso equilíbrio. Além disso, é fundamental ter uma comunicação apropriada. Parece algo simples, mas a comunicação à distância é muito mais difícil", explica.
Por fim, o especialista falou sobre a importância de oferecer recursos para o bem estar mental dos colaboradores. "Mesmo antes da pandemia, um número cada vez maior de empresas percebia que seus funcionários estavam insatisfeitos, exaustos ou até depressivos, inclusive de maneira clínica. O bem estar mental é um enorme desafio para as empresas e isso nem sempre fica claro".
De acordo com Wolf, ainda há um estigma sobre doenças mentais. "As pessoas ainda têm medo ou receio de falarem sobre problemas mentais, por isso é tão importante nós debatermos sobre isso e oferecermos recursos e programas de assistência para auxiliarmos essas pessoas". Para finalizar, o especialista ressaltou que é importante que todas essas ações sejam realizadas de forma integrada e contínua e não só de maneira pontual. Esses dois fatores são fundamentais para o sucesso da promoção à saúde dos funcionários.
11º Seminário UNIDAS - Atenção Integral à Saúde
Essa é a primeira edição totalmente online do Seminário UNIDAS e conta com recorde de público: mais de 2 mil inscritos. O presidente da entidade, Anderson Mendes, abriu o evento, enaltecendo o trabalho dos profissionais envolvidos no combate a pandemia. Mendes falou sobre a missão da UNIDAS de contribuir com debates neste momento desafiador. Também participaram do primeiro dia de seminário, o presidente da AACD, Valdesir Galvan (cuja entidade foi escolhida para receber doações durante todo o evento) e o diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rogério Scarabel.
Antes de Kirsten, o consultor em saúde pública, Eugênio Vilaça falou sobre falou sobre a necessidade de integrar, coordenar e organizar os sistemas de atenção à saúde, que hoje se encontram fragmentados. De acordo com Vilaça, a organização dessas redes poderia ter ajudado, por exemplo, no combate a pandemia do coronavírus.
No fim do dia, também foram premiadas 17 filiadas à UNIDAS, que que receberam nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2019, ano-base 2018.
O seminário começou nesta segunda-feira, dia 17, e segue até sexta-feira (21), sempre a partir das 15h, somente para inscritos. Até o fim desta semana, haverá debates sobre gestão de saúde corporativa no cuidado da saúde integral; tecnologia leve como inovação e o uso da tecnologia na humanização do cuidado.
Para acessar a programação completa, basta clicar no link .
Serviço
11° Seminário UNIDAS - Atenção Integral à Saúde
Data: 17 a 21 de agosto de 2020, a partir das 15h
Hotsite: http://11seminario.unidas.org.br/
Sobre a UNIDAS
UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil - segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. Atualmente, a UNIDAS congrega mais de 100 operadoras de autogestão responsáveis por prestar assistência para 4,5 milhões de vidas, que correspondem a 11% do total do setor de saúde suplementar. Com o objetivo de aumentar a eficiência das operadoras de saúde do setor e ser um agente facilitador, a UNIDAS criou a UniShare - primeira plataforma de compartilhamento de serviços de saúde entre autogestões. A iniciativa, totalmente colaborativa e inédita, visa transformar o setor, viabilizando um espaço de troca de experiências e aprimoramento entre operadoras e prestadores. Saiba mais nos canais: Facebook, Linkedin e Instagram .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog