Informações do relatório da Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou os dados de 2019 mostram que o número de ciclos de fertilização in vitro vem crescendo no Brasil ao longo dos anos. De acordo com o relatório, em 2019 foram realizados 43.956 ciclos de fertilização, o que representou um crescimento de mais de 800 ciclos em relação ao ano anterior.  O ciclo de fertilização in vitro ocorre quando a mulher é submetida à produção (estímulo ovariano) e à retirada de oócitos (células reprodutivas femininas) para a realização de procedimentos de reprodução humana assistida (RHA) em serviços especializados. 
O estado de São Paulo foi o que mais realizou ciclos, chegando a 21.162, o que representou 48% do total do país. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram os estados de Minas Gerais (4.312) e Rio de Janeiro (4.095).
Embriões
O documento aponta também que, em 2019, foram congelados 99.112 embriões para uso em técnicas de RHA, 11,6% a mais do que em 2018 (88.776). Os estados que mais congelaram embriões foram São Paulo (52.160), Minas Gerais (8.463) e Rio de Janeiro (7.823). Por região, a distribuição percentual de embriões congelados foi a seguinte: 71% no Sudeste; 11% no Nordeste e no Sul; 5% no Centro-Oeste; e 1% na região Norte.
Sobre o Dr. Marcos Moura - Ginecologista, especialista em reprodução humana. Mestrado, doutorado e livre docência pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e pós-doutorado nos Estados Unidos, além de estágios em cursos sobre Reprodução Humana Assistida na Espanha, Bélgica e França. Membro da American Society of Reproductive Medicine (ASRM) e European Society of Human Reproduction and Embriology (ESHRE). Realizou o primeiro procedimento de Fertilização In Vitro, em 1992, em Hospital público no Brasil. É o fundador e responsável pela Clínica Matrix, que está entre as mais modernas e bem equipadas do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog