Em primeira reunião do ano, Conselho de Desenvolvimento Rural apresenta balanços e novas propostas Publicada em 05/03/2025 às 09:40 O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Jundiaí (CMDR) realizou a primeira reunião ordinária de 2025. O encontro foi realizado no Paço Municipal e trouxe como pautas os balanços das ações já realizadas e ações futuras em planejamento e execução. O prefeito Gustavo Martinelli, acompanhado do vice-prefeito, Ricardo Benassi, deu as boas-vindas aos participantes. “Aproveito este encontro para firmar meu compromisso de trabalhar com diálogo junto aos agricultores e para parabenizá-los, já neste início, pelo sucesso da 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos, resultado também dos esforços de vocês.” CONFIRA AS FOTOS DESTA EDIÇÃO DA FESTA O encontro contou com as presenças de integrantes e da presidente do Conselho, Maria Teresa Staeheli; da gestora da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, e do diretor de Agronegócio da pasta, Sérgio Pompermaier, que é também conselheiro. Reuniões ordinárias serão realizadas sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês, sempre no período noturno e no Paço Municipal Marcela iniciou o encontro apresentando a nova equipe à frente da pasta para os participantes. Em seguida, os temas tratados pelo Conselho foram o balanço dos números da Festa da Uva e Expo Vinhos deste ano; os números do Programa de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ) e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); a apresentação do plano de trabalho da empresa selecionada via edital para realizar as prospecções de áreas para reflorestamento dentro do Programa Nascentes Jundiaí; entre outros temas. Uma das importantes novidades apresentadas na reunião foi a concentração num mesmo edital das subvenções agrícolas vinculadas à UGAAT – Seguro Agrícola, Cultivo Protegido, PROAJ e PSA. “Trata-se de uma demanda antiga dos agricultores locais e que passaremos a atender ainda este ano. Por conta das tramitações necessárias, antes da unificação, o agricultor tinha de vir, pelo menos, oito vezes ao Paço Municipal, duas para cada subvenção. Com a novidade, otimizamos a logística para o produtor, que, para a apresentação da documentação e para a assinatura, terá de vir somente duas vezes ao Paço”, comentou Sérgio. A última pauta do encontro foi a definição do calendário de encontros ordinários, marcados para as últimas quartas-feiras de cada mês, sempre no período noturno e no Paço Municipal. O cronograma estabelecido ficou da seguinte forma: 26 de março, 30 de abril, 28 de maio, 25 de junho, 30 de julho, 27 de agosto, 24 de setembro, 29 de outubro e 26 de novembro. Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

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